Home
/
Notícias
/
Política
/
PEC da Blindagem: deputados baianos recuam e Jerônimo repreende Ricardo Maia
PEC da Blindagem: deputados baianos recuam e Jerônimo repreende Ricardo Maia
Mário Negromonte Jr. (PP) e Gabriel Nunes (PSD) admitem arrependimento após votarem a favor da proposta
Por Redação
22/09/2025 às 07:48

Foto: Renato Araújo / Bruno Spada / Câmara dos Deputados
A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na última semana, ainda provoca repercussão entre a bancada baiana em Brasília.
O deputado federal e presidente estadual do PP, Mário Negromonte Jr., afirmou neste domingo (21), em agenda ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Pedro Alexandre, que votou de “coração aberto”, mas foi surpreendido pela mudança do texto durante a votação. O pepista classificou a proposta como uma “dor no coração da sociedade” e disse acreditar que ela não passará no Senado.
Na sexta (19), outro parlamentar baiano, Gabriel Nunes (PSD), também reconheceu erro no voto favorável. Em nota nas redes sociais, alegou que a condução da votação “foi diferente do planejado” e garantiu que, se houver chance, vai retirar o apoio ao texto.
A pressão aumentou com as críticas do governador, que aproveitou agenda em Ribeira do Pombal para repreender o deputado Ricardo Maia (MDB), aliado que votou a favor da PEC e tem reduto eleitoral na cidade. O petista classificou a medida como uma “aberração” e disse que “quem anda sério não precisa dessa blindagem”.
Com arrependimentos públicos e divergências internas, a votação expôs fissuras na bancada baiana e reforçou o clima de desgaste da PEC da Blindagem antes mesmo de sua chegada ao Senado.