/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ademar Lopes confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSB e diz estar à disposição de Caetano

Ademar Lopes confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSB e diz estar à disposição de Caetano

Secretário de Relações Institucionais de Camaçari afirma que está “pronto” caso o prefeito avalie que seu nome é necessário para o projeto político do grupo em 2026

Por Evilásio Júnior

05/01/2026 às 13:45

Foto: Evilásio Júnior

O secretário de Relações Institucionais de Camaçari, Ademar Lopes, confirmou que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio CBN Salvador, o titular da Serin afirmou que está preparado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia caso o prefeito Luiz Caetano (PT) avalie que seu nome é necessário para o projeto político do grupo.

“Eu vivo política, eu amo fazer política. Para mim seria um agravo à minha vida não estar preparado para atender a uma necessidade do nosso município, do nosso estado e do nosso líder político”, afirmou Ademar, ao comentar os rumores sobre sua pré-candidatura.

O secretário ressaltou a relação de mais de duas décadas com Caetano e disse que uma eventual negativa em disputar o mandato poderia desapontar o prefeito. “Seria uma frustração para ele se precisasse de mim como candidato a deputado estadual e eu não estivesse pronto”, declarou.

Ademar também fez um resgate histórico das eleições disputadas pelo grupo político em Camaçari desde 2006, ao destacar que o município já demonstrou capacidade de eleger parlamentares estaduais e federais mesmo em cenários adversos. Ele citou os mandatos de Ferreira Otomar, Bira Coroa, Luiza Maia, além da eleição de Ivoneide Caetano para a Câmara dos Deputados em 2022.

“Ivoneide tem sido uma surpresa extraordinária. Ela faz parte de várias comissões e vem realizando um mandato que nos orgulha muito”, disse.

Apesar de confirmar a pré-candidatura, Ademar ponderou que o debate ainda está em fase de diálogo interno e que não há imposição de nomes. Segundo ele, o momento é de construção política, com respeito às funções que exerce atualmente na gestão municipal.

“Eu sou secretário de Relações Institucionais e não posso confundir os meus papéis. Não faria isso”, enfatizou.

Filiado ao PSB, Ademar comentou o cenário interno do partido, que deve reunir diversos nomes competitivos na disputa pela Assembleia Legislativa. Entre os postulantes da sigla estão os deputados de mandato Antônio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Hassan e Niltinho, os quatro de saída do PP, além de Fabíola Mansur e Ângelo Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, que ainda está licenciado do cargo.

Questionado sobre a possibilidade de mudar de legenda, ele descartou a hipótese e defendeu a permanência em partidos com identidade política. “Eu não gosto da ideia de ir para partido pequeno só para ganhar a eleição. Você começa a desassociar suas convicções filosóficas e políticas”, afirmou.

Segundo Ademar, o PSB tem condições de eleger quatro ou até cinco deputados estaduais em 2026, desde que haja organização e estratégia coletiva. “O partido fica forte quando se abraça e constrói de forma inteligente”, disse.

O secretário destacou ainda que mantém diálogo político em diversas regiões do estado, a exemplo do oeste baiano, onde afirma conversar com cerca de 28 ex-prefeitos. “Estamos dialogando para ver a possibilidade de caminhar juntos, junto com Ivoneide”, projetou.

Nos cálculos dele, “ninguém pode entrar em uma disputa dessa com uma previsão menor de 60 mil votos”.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.