Home
/
Notícias
/
Política
/
Luiz Carlos vê 80% de chance de Tarcísio disputar Presidência e nega que Republicanos seja aliado do governo Lula
Luiz Carlos vê 80% de chance de Tarcísio disputar Presidência e nega que Republicanos seja aliado do governo Lula
Presidente do partido em Salvador confirma que pode ser candidato a deputado federal em 2026 caso Márcio Marinho entre na chapa majoritária da oposição, encabeçada por ACM Neto
Por Evilásio Júnior
27/08/2025 às 13:20
Atualizado em 28/08/2025 às 09:29

Foto: Divulgação / Seinfra
O presidente do Republicanos em Salvador e secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Luiz Carlos de Souza, avalia que há "80% de chances" de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ser candidato a presidente da República em 2026.
Em entrevista à CBN Salvador, nesta quarta-feira (27), o dirigente contou que esteve em Brasília, nesta terça (26), durante as comemorações dos 20 anos do partido, e disse ter percebido entusiasmo crescente em torno do nome do ex-ministro.
"Tarcísio está bastante animado com a perspectiva de ser candidato a presidente da República. Claro que não é uma decisão pessoal, é coletiva, mas percebo que a população conclama isso. Está na hora de oxigenar, trazer novas mentalidades e métodos de gestão", afirmou.
Apesar de o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), integrar a Esplanada de Lula, Luiz Carlos considerou que a presença dele não significa adesão ao governo petista.
"Silvio sempre teve uma ligação com a esquerda, mas isso não significa uma aliança dos Republicanos com o governo do PT. Foi uma escolha pessoal dele e o partido respeitou", explicou, ao comparar com a situação do União Brasil, que prepara um desembarque da base aliada.
Questionado sobre a possibilidade de o partido compor a chapa de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia, Luiz Carlos disse que o nome natural é o do deputado federal Márcio Marinho, mas citou também outros quadros da legenda.
"Nós temos Samuel Júnior [deputado estadual], [José de] Arimatéia [deputado estadual], Rogéria Santos [deputada federal] e Ireuda [Silva, vereadora de Salvador] aqui no município, mas Marinho por natureza já é um nome que se destaca. É um parlamentar que já está no sexto mandato, um homem de ficha limpa, de trabalho prestado, que conhece bem os problemas do nosso Estado e do Brasil. Então é um nome que realmente nos representa. Claro que tem Marcelo Nilo [ex-deputado federal], que também está bastante aguçado para isso, querendo ser [candidato ao Senado] e isso ele não esconde, tanto internamente para o partido quanto externamente. A verdade é que isso é uma construção, inclusive com o candidato a governador [ACM Neto], que espero que se coloque como pré-candidato", salientou.
O titular da Seinfra confirmou ainda que, caso Marinho dispute o Senado ou a vice, poderá ser candidato a deputado federal em 2026. "Esse é um sentimento de todo o partido, de que eu seria um nome a substituí-lo em uma eventual candidatura majoritária", declarou.