Home
/
Notícias
/
Política
/
Lula sai em defesa de Rui Costa após rumores sobre vazamento de cobrança de Janja a Xi Jinping
Lula sai em defesa de Rui Costa após rumores sobre vazamento de cobrança de Janja a Xi Jinping
Presidente fez gesto público durante evento com prefeitos e elogiou papel do chefe da Casa Civil no governo
Por Redação
20/05/2025 às 13:25

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Em meio a especulações de que teria sido o responsável por vazar detalhes de uma conversa reservada entre a primeira-dama Janja da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), recebeu nesta terça-feira (20) uma defesa enfática do presidente Lula (PT).
Durante discurso na abertura da 26ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, Lula elogiou o papel do ex-governador da Bahia na articulação do governo federal e afirmou ter "orgulho" do ministro, a quem chamou de “um dos mais bem-sucedidos governadores da Bahia”.
A fala ocorre após uma crise interna causada pelo vazamento do teor de um jantar realizado na China, do qual participaram Lula, Janja, ministros e o líder chinês. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Janja teria feito uma crítica aos efeitos do TikTok — plataforma chinesa — na sociedade brasileira. A informação vazou para a imprensa e causou incômodo no Planalto.
Lula chegou a declarar, posteriormente, que foi dele a fala sobre o TikTok, e que a primeira-dama apenas complementou. Ainda assim, o episódio gerou desconforto e desconfiança nos bastidores do governo, com Rui Costa sendo apontado como possível fonte do vazamento — hipótese que ele nega “com veemência”.
“Quero aproveitar, na frente dos prefeitos, para agradecer o papel importante e relevante do Rui Costa. Ele é tratado como se fosse um cara que atrapalha, quando na verdade exerce a função que todo chefe da Casa Civil precisa exercer”, disse Lula no evento, que contou com a presença de dezenas de ministros, inclusive o próprio Rui.
A manifestação pública de apoio é vista como uma tentativa de conter ruídos na base e proteger o ministro, cuja relação com outros setores do governo, inclusive com Janja, já foi alvo de notícias sobre atritos.
Apesar de o presidente minimizar o impacto diplomático do episódio com Xi Jinping, o vazamento fragilizou a imagem de unidade no entorno presidencial e expôs novamente as tensões internas entre alas do governo.
Além do gesto de apoio a Rui Costa, Lula também defendeu mais diálogo entre Executivo e municípios, criticou o excesso de judicializações e afirmou que é preciso buscar acordos políticos antes de acionar o Judiciário.
O evento, tradicional na agenda de prefeitos, contou com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além de ministros como Camilo Santana (Educação), Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento), e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).