Apesar de crise no INSS, agenda com Lupi está mantida, diz Jerônimo
Encontro da próxima sexta-feira entre governador e ministro deve formalizar retorno do PDT à base estadual
Por Evilásio Júnior
29/04/2025 às 06:39

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Apesar da crise causada pelas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com o ministro da Previdência e presidente do PDT, Carlos Lupi, está mantida, conforme revelou o próprio chefe do Executivo baiano. O encontro entre os gestores está marcado para a próxima sexta-feira (2) e deve formalizar o retorno dos pedetistas à base do Palácio de Ondina.
De acordo com o petista, o imbróglio que envolve pressão pela demissão do ministro em Brasília não muda os planos. "De forma nenhuma. Uma coisa é o partido, a outra coisa é que, porventura, se tiver alguma coisa, a história do Lupi é uma história de movimentos sindicalistas. Então, nós sentaremos para tomar um café, conversar sobre a política. A decisão que for tomada por parte dele, em relação ao presidente Lula e vice-versa, é uma decisão política de arrumação necessária, se for o caso, mas não haverá mudança na agenda, a não ser que ele não possa vir", afirmou o governador, em entrevista coletiva, nesta segunda (28). Ao Blog do Vila, interlocutores do titular da Previdência também descartaram adiamento da reunião.
Indicado por Lupi, o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido na quarta (23) da semana passada, após uma investigação da Polícia Federal (PF), da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal (MPF) apontar um esquema de descontos indevidos de benefícios.
A fraude consistia em descontos irregulares de recursos de aposentados e pensionistas ao longo de anos, o que pode ter resultado no desvio de mais de R$ 6 bilhões, e envolveu pagamento de propina a servidores, uso de associações de fachada e lobistas.