/

Home

/

Notícias

/

Política

/

ACM Neto cobra aliados por posicionamentos incisivos contra Jerônimo e governistas reagem a foto 'sem diversidade'

ACM Neto cobra aliados por posicionamentos incisivos contra Jerônimo e governistas reagem a foto 'sem diversidade'

Reunião comandada pelo ex-prefeito para exigir mais firmeza vira munição para críticas de Geddel e Rosemberg; aliados relatam incômodo interno e silêncio estratégico na bancada

Por Redação

25/11/2025 às 07:06

Foto: Divulgação

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, entrou na nova semana com o objetivo de reorganizar a tropa para as eleições 2026. A reunião de alinhamento político com deputados estaduais, realizada na tarde de segunda (24) em seu escritório em Ondina, teve um recado direto aos aliados: falta combatividade contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT), tanto no plenário quanto no debate público.

Dos 20 deputados da oposição, apenas 13 compareceram. Tiago Correia (PSDB), líder da minoria, e Júnior Nascimento (União), líder da bancada do partido, foram os principais alvos do incômodo interno. Parlamentares avaliam que ambos têm atuado com excessiva discrição, o que tem permitido que projetos do governo avancem sem obstrução. De acordo com o site Política Livre, durante todo o encontro, Júnior manteve silêncio absoluto, interpretado como sinal de descontentamento com articulações eleitorais no interior que teriam contrariado seus interesses.

Além de reforçar que pretende intensificar viagens ao interior — com passagem por Juazeiro em dezembro e expectativa de apoio do ex-prefeito Isaac Carvalho (PSD) —, Neto disse que novas adesões de lideranças municipais devem ser anunciadas em breve. Ele também defendeu a estratégia de fortalecimento de cinco siglas rumo a 2026: União Brasil, PP, PSDB, Republicanos e PL. O prefeito Bruno Reis (União) respaldou o plano.

Foto vira combustível para críticas

A foto oficial do encontro provocou reações imediatas. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) afirmou nas redes sociais que a imagem representa “a elite branca baiana”, com ausência de pessoas negras em um estado de maioria negra e apenas uma mulher entre os presentes. Para ele, o registro expõe um projeto político “excludente” e distante dos mais pobres.

Do lado governista, o líder da maioria na Assembleia, Rosemberg Pinto (PT), também atacou. Disse que a imagem revela o “projeto retrógrado” de Neto e acusou o ex-prefeito de adotar “afro-conveniência” ao buscar votos, enquanto se cerca de um núcleo sem diversidade racial e social quando planeja governar.

Quem esteve no encontro

Além dos parlamentares estaduais Emerson Penalva (PDT), Sandro Régis, Kátia Oliveira, Luciano Simões Filho, Marcelinho Veiga, Pedro Tavares, Manuel Rocha, Alan Sanches, Júnior Nascimento (todos do União), Nelson Leal (PP), Tiago Correia e Jordávio Ramos (PSDB), e José de Arimatéia (Republicanos), também participaram o deputado federal Arthur Maia (União), os ex-prefeitos Luciano Ribeiro, Marcelo Pedreira e Reinaldo Braga Filho, hoje coordenadores políticos de Neto, além de Marco Túlio, que compõe a equipe.

Faltaram Cafu Barreto (PSD), que alegou questões médicas, Diego Castro e Leandro de Jesus (ambos do PL), Jurailton Santos e Samuel Júnior (os dois do Republicanos), Paulo Câmara (PSDB) e Robinho (União) todos sem justificativa divulgada.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.