Home
/
Notícias
/
Política
/
Neto critica Jerônimo por fala polêmica: 'Trata bandidos com carinho e adversários com vala'
Neto critica Jerônimo por fala polêmica: 'Trata bandidos com carinho e adversários com vala'
Ex-prefeito de Salvador reage a declaração do governador da Bahia sobre opositores políticos e a classifica como ofensiva e antidemocrática
Por Redação
06/05/2025 às 08:12
Atualizado em 07/05/2025 às 12:21

Foto: Marcos Corrêa/PR
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, criticou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após uma declaração polêmica do petista durante agenda no município de América Dourada, na última sexta-feira (2). Em seu discurso, o chefe do Executivo estadual sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores fossem levados “para a vala”. Para Neto, a declaração foi uma ofensa não apenas a adversários políticos, mas também aos cidadãos baianos que não votaram no governador.
“A Bahia hoje tem um governador que defende tratar bandidos com amor e carinho, e ao mesmo tempo colocar adversários políticos numa vala. É isso mesmo. Essas são as palavras do governador do PT, Jerônimo Rodrigues. Aliás, é impressionante como essa turma prega uma coisa e faz outra completamente diferente. São, em tese, defensores da democracia, do respeito às instituições, das diferenças e liberdades”, disparou Neto, de acordo com o jornal Correio.
“Mas está aí uma declaração do governador Jerônimo Rodrigues, que correu o Brasil inteiro, que não é desrespeitosa apenas com adversários políticos, mas também com muitos cidadãos baianos que não votaram nele e que não votaram no PT”, acrescentou. A frase de Jerônimo mais criticada foi: “Bota uma ‘enchedeira’ […] uma retroescavadeira, bota e leva tudo para a vala”, ditou, em tom de indignação.
ACM Neto afirmou que a declaração extrapola os limites da política e atinge os princípios democráticos. “Governador Jerônimo Rodrigues, ao invés de trabalhar para resolver os gravíssimos problemas do nosso estado, a exemplo da segurança pública, não. É uma pérola atrás da outra. Aliás, é impressionante, eu fico estarrecido e ao mesmo tempo envergonhado com a capacidade do governador Jerônimo de falar bobagem. Agora, não foi apenas uma bobagem política, foi uma ação contra a democracia e contra a vida.”
Neto pediu que o governador se retrate: “Eu peço ao governador Jerônimo que tenha pelo menos a humildade de se desculpar com milhões de pessoas que não votaram nele, porque, governador, já que o senhor não é capaz de reconhecer as falhas, os erros e os defeitos do seu próprio governo, pelo menos tem a decência de reconhecer que o senhor erra quando diz que é para colocar adversário em vala e quando quer tratar bandido com amor e carinho.”
Nesta segunda, o governador, por meio de sua assessoria, enviou nota em que pede "desculpas" pelo discurso. O próprio Bolsonaro também reagiu e cobrou "punição".