Home
/
Notícias
/
Política
/
ACM Neto lidera para o governo, mas empata tecnicamente com Jerônimo em um dos cenários, aponta Real Time Big Data
ACM Neto lidera para o governo, mas empata tecnicamente com Jerônimo em um dos cenários, aponta Real Time Big Data
Levantamento mostra vantagem do ex-prefeito de Salvador sobre Jerônimo Rodrigues e Rui Costa; governador tem maior índice de rejeição entre os nomes testados
Por Redação
27/10/2025 às 08:13

Foto: Romilson Santos / Divulgação
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, aparece à frente em todos os três cenários simulados pela Real Time Big Data para a disputa ao governo da Bahia em 2026.
No cenário em que lidera com mais folga, Neto tem 43% das intenções de voto, contra 36% do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Kleber Rosa (PSOL), que não será candidato, e José Carlos Aleluia (Novo) registram 2% cada, enquanto 11% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 6% não souberam responder.
Em outra simulação, o ex-prefeito aparece com 40%, empatado tecnicamente com Jerônimo, (36%), dentro da margem de erro de três pontos percentuais. João Roma (PL) surge com 5%, Kleber com 2% e Aleluia com 1%. Já no terceiro cenário, Neto e o ministro Rui Costa empatam com 42% cada.
Quando ACM Neto é retirado das simulações, há novo empate — desta vez entre Jerônimo Rodrigues (38%) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (34%), ambos do União Brasil.
A pesquisa ouviu 1,2 mil eleitores nos dias 18 e 19 de setembro e tem margem de erro de três pontos percentuais.
Rejeição e avaliação do governo
O governador Jerônimo Rodrigues lidera o índice de rejeição entre os nomes testados, com 48%. O menor índice é o do prefeito Bruno Reis, com 32%.
Na avaliação do governo estadual, há empate entre aprovação e desaprovação (49% cada). A maioria dos entrevistados classifica a gestão como “regular”, enquanto 29% a consideram “ruim ou péssima” e 27% a veem como “ótima ou boa”.
PT larga na frente na disputa pelo Senado
O levantamento também mediu as intenções de voto para o Senado Federal. O PT aparece na dianteira em todas as sondagens.
No primeiro cenário, Rui Costa lidera com 26%, seguido por Angelo Coronel (PSD), com 17%, João Roma (PL), 11%, Marcio Marinho (Republicanos), Aroldo Cedraz (sem partido) e Adolfo Viana (PSDB), empatados com 6% cada. Nulos e brancos somam 17%, enquanto não sabem e não responderam são 11%.
No segundo cenário, Jaques Wagner (PT) tem 27%, à frente de Rui Costa (23%) e João Roma (10%). Marcio Marinho pontua com (10%), Cedraz tem 6% e Viana (4%). Nulos e brancos somam 15%, enquanto não sabem e não responderam são 9%.
E no terceiro, Wagner mantém a dianteira com 19%, seguido por Coronel com 16%, e Roma (12%). Marinho tem 9%, Cedraz, 8%, e Viana, 6%. Nulos e brancos somam 17%, enquanto não sabem e não responderam são 13%.

