/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Contratações via Reda disparam em 2025 e voltam a se consolidar como regra no governo Jerônimo

Contratações via Reda disparam em 2025 e voltam a se consolidar como regra no governo Jerônimo

Após queda nos dois primeiros anos, número de temporários quase dobra em relação a 2024 e se aproxima dos patamares da gestão Rui Costa

Por Redação

30/09/2025 às 07:29

Foto: Feijão Almeida / GOVBA

Depois de registrar redução nos dois primeiros anos do governo Jerônimo Rodrigues (PT), o número de contratações por Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) voltou a crescer de forma expressiva em 2025. O modelo de vínculo temporário, que deveria ser exceção, tem se consolidado como prática recorrente na administração estadual.

De acordo com o Correio, entre 2023 e 2024, as vagas caíram de 6.531 para 3.531. Já neste ano, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA), o total saltou para 6.873 contratados via Reda. Nos últimos cinco anos, o pico ocorreu em 2022, último da gestão Rui Costa (PT), quando foram admitidos 10.270 temporários — número associado, à época, ao uso da máquina pública no processo eleitoral que garantiu a vitória do atual governador.

O contrato via Reda tem duração inicial de até dois anos e pode ser renovado uma única vez, pelo mesmo período, somando no máximo quatro anos. Especialistas alertam que a prática excessiva compromete a continuidade de políticas públicas em áreas sensíveis, fragiliza o planejamento de longo prazo e desvaloriza as carreiras estruturadas do serviço público.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.