Leo Prates propõe transferir capital do Brasil para Salvador no 2 de Julho
Parlamentar defende resgate histórico e diz que medida tem amparo constitucional, a exemplo do que ocorreu com Belém durante a COP30
Por Redação
17/11/2025 às 08:18

Foto: Camila Souza / GOVBA
O deputado federal Léo Prates (PDT-BA) apresentou um projeto que propõe a transferência simbólica da capital federal de Brasília para Salvador sempre no dia 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia.
Segundo o texto, a mudança teria caráter cerimonial, sem prejuízo ao funcionamento da capital no Distrito Federal. Apenas atos formais e simbólicos necessários seriam realizados em Salvador.
Prates cita a transferência temporária da capital para Belém (PA) durante a realização da COP30, ao afirmar que a iniciativa tem viabilidade e amparo constitucional.
“A proposição busca reconhecer e valorizar a fundamental importância histórica da Bahia e do seu povo na luta pela independência e formação do Estado-Nação brasileiro”, justificou.
A matéria aguarda distribuição para análise nas comissões da Câmara. Para o deputado, a proposta representa uma homenagem e também um resgate histórico, “garantindo que o protagonismo baiano seja devidamente reconhecido em nível nacional”.

