/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui Costa lidera disputa pelo Senado na Bahia com mais de 50% das intenções de voto, aponta pesquisa Futura

Rui Costa lidera disputa pelo Senado na Bahia com mais de 50% das intenções de voto, aponta pesquisa Futura

Levantamento mostra favoritismo de Rui e Wagner entre os petistas; Roma e Raissa Soares são os principais nomes da oposição

Por Evilásio Júnior

08/10/2025 às 13:43

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), aparece como o nome mais forte na disputa pelas duas cadeiras do Senado que estarão em jogo em 2026, segundo levantamento da Futura Inteligência, divulgado nesta terça-feira (7) pela Apex Partners.

Em todos os cenários testados, Rui lidera com larga vantagem sobre os concorrentes, seguido pelo também petista Jaques Wagner, atual senador e ex-governador da Bahia.

O levantamento também revelou números sobre as sucessões estadual e presidencial.

Cenário 1 — Rui na frente, Wagner consolida segundo lugar

No primeiro cenário, Rui Costa lidera com 53,3% das intenções de voto, à frente de Jaques Wagner (44,5%). Em seguida, aparecem João Roma (PL), com 21,3%, Ângelo Coronel (PSD), com 15%, Márcio Marinho (Republicanos), com 8,9%, Adolfo Viana (PSDB), com 6,4%, e o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz (sem partido), com 3%.

Entre os que não votariam em ninguém, branco ou nulo, o índice é de 28,6%, enquanto 19,1% não souberam ou não responderam.

Cenário 2 — Rui e Wagner seguem firmes; Raissa Soares é destaque no campo bolsonarista

No segundo cenário, Rui Costa mantém a dianteira, com 50,9%, seguido novamente por Jaques Wagner (44,6%). Raissa Soares, que já anunciou pré-candidatura a deputada federal pelo PL, surge como o principal nome da direita, com 18,9%, à frente de Ângelo Coronel (15,8%), Adolfo Viana (9,7%), Marcelo Nilo (Republicanos), com 6,9%, e Aroldo Cedraz, com 3%

O percentual de brancos e nulos sobe para 32,3%, e os indecisos ou que não responderam somam 17,2%.

Cenário 3 — Wagner se isola e Roma disputa espaço com Coronel

No terceiro cenário, sem Rui, Jaques Wagner (PT) aparece na liderança isolada, com 48,4%, enquanto João Roma (PL) tem 26,8% e Ângelo Coronel (PSD), 24,7%. Em seguida vêm Márcio Marinho (Republicanos), com 15,7%, Adolfo Viana (PSDB), com 12,1%, e Aroldo Cedraz, com 7,4%.

Os eleitores que declararam branco, nulo ou nenhum candidato somam 47,8%, e 17,2% não souberam responder.

Cenário 4 — Rui Costa amplia vantagem e domina a disputa

No quarto e último cenário, sem Wagner, Rui Costa mantém ampla liderança, com 54,7%, seguido por Ângelo Coronel (24,4%), Raissa Soares (21,3%), Adolfo Viana (16,6%), Marcelo Nilo (9,7%) e Aroldo Cedraz (5,1%).

Os eleitores do grupo branco, nulo ou nenhum chegam a 48,2%, enquanto 16,7% estão indecisos.

Metodologia

A pesquisa da Futura Inteligência ouviu 1 mil eleitores baianos com 16 anos ou mais, entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.