Home
/
Notícias
/
Política
/
Direção nacional do PRD suspende Binho Galinha após manutenção de prisão pela AL-BA
Direção nacional do PRD suspende Binho Galinha após manutenção de prisão pela AL-BA
Deputado perde temporariamente os direitos de representação partidária, a exemplo de participação em deliberações internas e uso da estrutura da legenda
Por Evilásio Júnior
14/10/2025 às 16:51

Foto: Divulgação
A direção nacional do PRD decidiu suspender o deputado estadual Binho Galinha de suas atividades partidárias. A medida foi tomada poucos dias após a Assembleia Legislativa manter a prisão do parlamentar, acusado de chefiar um grupo criminoso com ramificações em Feira de Santana, Salvador e São Gonçalo dos Campos.
A decisão partiu da cúpula nacional da sigla e foi comunicada de forma reservada a lideranças do partido na Bahia na noite desta segunda-feira (13), conforme apurou o Blog do Vila. O movimento amplia o isolamento político de Binho Galinha, que já estava afastado das atividades parlamentares e tratado com cautela pela direção estadual da sigla.
Com a suspensão, o deputado perde temporariamente os direitos de representação partidária, a exemplo de participação em deliberações internas e uso da estrutura da legenda.
Binho Galinha está detido desde o último dia 3 em uma cela de Estado-Maior no Centro de Observação Penal (COP), no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. De acordo as investigações das operações El Patrón e Estado Anômico, conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público da Bahia, o político é suspeito de lavagem de dinheiro, obstrução da Justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, formação de milícia, usurpação de função pública, extorsão e associação ao tráfico de drogas.