Home
/
Notícias
/
Política
/
Jerônimo minimiza rumores sobre Rui em 2026, cobra foco e vê avanço na ponte Salvador-Itaparica
Jerônimo minimiza rumores sobre Rui em 2026, cobra foco e vê avanço na ponte Salvador-Itaparica
Governador diz que momento exige seriedade e celebra sinais positivos para início das obras
Por Redação
20/05/2025 às 06:38

Foto: Matheus Landim/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), rebateu nesta segunda-feira (19) as especulações sobre uma eventual candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao governo estadual em 2026. Em entrevista após o lançamento de um pacote de ações voltadas à educação científica, o petista pediu "seriedade" no debate público e reforçou que a prioridade deve ser atender às demandas urgentes da população.
“Estive com o Rui agora, ele se pronunciou sobre isso?”, retrucou Jerônimo, ao ser questionado sobre os rumores. “É preciso tratar as coisas com seriedade. Temos muitas missões importantes para enfrentar”, completou.
O evento em questão foi realizado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB). Durante o discurso, Jerônimo também comentou os avanços nas negociações para tirar do papel a ponte Salvador-Itaparica, projeto bilionário que conta com a participação de empresas chinesas.
Segundo o governador, uma reunião realizada na quarta-feira (15) com executivos da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) marcou um novo estágio nas tratativas. “Eles me apresentaram cinco pontos de preocupação, e eu suspendi a reunião para buscar as respostas. Voltamos às seis da tarde e saímos só entre nove e dez da noite, discutindo ponto a ponto”, relatou.
Um dos principais entraves discutidos foi a possibilidade de revisão no orçamento caso estudos técnicos apontem a presença de rochas frágeis no traçado. Jerônimo foi enfático: “Quem define o custo é o projeto. Não está em discussão revisão constante de valores, mas, se houver necessidade comprovada, vamos tratar com seriedade”.
Outros pontos levantados pelos chineses incluem a emissão de vistos para trabalhadores estrangeiros e a obtenção de recursos junto ao BNDES e ao Banco do Nordeste. “Esses são temas paralelos ao contrato, mas que precisam ser equacionados”, ponderou.
Jerônimo também revelou detalhes da missão oficial à China, na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde participou de reuniões com o secretário-geral do Partido Comunista Chinês e o presidente Xi Jinping. “Lula colocou o tema da ponte em todas as mesas. Ouvi da boca de Xi Jinping que esse é um projeto estratégico para a parceria Brasil-China”, afirmou.
O governador demonstrou ainda confiança na viabilidade do projeto: “Não estou ainda confortável porque quero ver as coisas andando, mas os sinais foram muito positivos. Estou otimista de que, nos próximos dias, possamos assinar o contrato e partir para a ação concreta: desapropriações, projeto final e início das intervenções fora da área das águas”.