/

Home

/

Notícias

/

Política

/

PEC da Segurança Pública avança na Câmara com apoio da bancada baiana

PEC da Segurança Pública avança na Câmara com apoio da bancada baiana

Proposta do governo federal foi admitida por 43 votos a 23 e segue para comissão especial antes de seguir ao plenário

Por Redação

16/07/2025 às 07:43

Atualizado em 16/07/2025 às 16:15

Foto: Antonio Araujo / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (15), a admissibilidade da PEC 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública. A proposta, enviada pelo governo federal, recebeu 43 votos favoráveis e 23 contrários, e agora seguirá para análise de mérito em uma comissão especial a ser instalada em agosto.

Entre os parlamentares baianos, nenhum voto foi contrário. Votaram a favor da matéria Capitão Alden (PL), José Rocha (União), Cláudio Cajado (PP), Paulo Magalhães (PSD), Félix Mendonça Jr. (PDT) e Lídice da Mata (PSB).

Relatada por Mendonça Filho (União-PE), a PEC passou por dois ajustes no texto original. A primeira foi a retirada do trecho que dava à União o poder exclusivo de legislar sobre segurança pública, defesa social e sistema penitenciário. A segunda foi a exclusão do termo "exclusiva" ao tratar da apuração de infrações penais pelas polícias federal e civis. Segundo o relator, as mudanças foram necessárias para preservar o pacto federativo e evitar sobreposição de competências.

“Ou a matéria é de competência privativa da União ou é de competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal. Não se pode ser as duas coisas ao mesmo tempo”, argumentou Mendonça.

Durante a discussão, Lídice elogiou o texto e destacou o gesto político do Executivo ao apresentar a proposta:

“É um ato de coragem do governo federal colocar essa matéria em discussão. O texto está juridicamente correto e busca integrar as forças de segurança com padrões mais uniformes para combater o crime no país.”

A PEC ainda precisa ser aprovada na comissão especial e, depois, passar por dois turnos de votação no plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.