/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui Costa nega intenção de disputar governo em 2026 e acusa jornalismo de Brasília de 'fazer intriga e espalhar mentira'

Rui Costa nega intenção de disputar governo em 2026 e acusa jornalismo de Brasília de 'fazer intriga e espalhar mentira'

"Muita gente faz jornalismo sem checar. Publica primeiro e só depois pergunta se é verdade. Isso não é jornalismo. Tenho saudade do jornalismo da Bahia", lamentou o ministro

Por Redação

20/05/2025 às 17:11

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), negou nesta terça-feira (20) que tenha planos de disputar o governo da Bahia em 2026. A declaração foi uma resposta direta à coluna de Lauro Jardim, publicada no jornal O Globo, que apontava o nome do ex-governador como possível cabeça de chapa em uma composição petista nas próximas eleições estaduais.

“Quem sabe se vou colocar meu nome à disposição sou eu. Como alguém pode publicar o que farei da minha vida política sem me ouvir?”, reagiu Rui em entrevista à rádio Acorda Cidade, de Feira de Santana. “Meu nome está colocado para o Senado. Qualquer outra informação não corresponde à minha vontade, pode até ser vontade do jornalista de fazer intriga e espalhar mentira.”

Rui também aproveitou para fazer críticas ao que chamou de um “novo estilo de jornalismo” praticado na capital federal. “Aqui em Brasília, muita gente faz jornalismo sem checar. Publica primeiro e só depois pergunta se é verdade. Isso não é jornalismo. Tenho saudade do jornalismo da Bahia”, afirmou.

A reportagem de O Globo mencionava uma articulação para formar uma chapa majoritária em 2026 com três nomes do PT: Jerônimo Rodrigues (candidato à reeleição), Jaques Wagner e o próprio Rui disputando o Senado. A proposta é vista com desconfiança por aliados de outras siglas da base, como o senador Angelo Coronel (PSD), que também deseja renovar o mandato.

Rui, no entanto, reforçou que sua prioridade é o projeto coletivo da base governista. “Política é um esporte coletivo. Em 2022, muitos pediram para eu ser candidato ao Senado, e eu disse não. Minha prioridade era eleger Lula presidente e Jerônimo governador. Meu desejo pessoal vem depois”, afirmou.

Afago a José Ronaldo em meio a gesto com Jerônimo

Na entrevista, Rui Costa também comentou o gesto de aproximação entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), durante evento oficial do PAC na cidade.

“Fiquei muito feliz com o que vi em Feira. José Ronaldo venceu a eleição, é o prefeito, e vamos trabalhar com ele. O povo quer ver obra, quer ver resultado. Não quer briga. Jerônimo está de parabéns, Ronaldo também está de parabéns. Passou a eleição, agora é hora de trabalhar”, declarou o ministro.

O evento aconteceu no domingo (19) e marcou a assinatura da ordem de serviço para a última etapa da duplicação do anel de contorno da cidade. Além de Rui e Jerônimo, também estiveram presentes o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o próprio José Ronaldo.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.