Home
/
Notícias
/
Política
/
Rui Costa confirma saída da Casa Civil para disputar vaga no Senado, mas diz que só volta a falar de eleição em março
Rui Costa confirma saída da Casa Civil para disputar vaga no Senado, mas diz que só volta a falar de eleição em março
Ex-governador confirma intenção de disputar vaga no Congresso e defende chapa majoritária do PT com Wagner e Jerônimo, o que deixaria Coronel fora da equação
Por Redação
25/07/2025 às 08:11
Atualizado em 28/07/2025 às 13:04

Foto: Matheus Landim / GOVBA
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), já admite que deixará o governo federal para concorrer ao Senado em 2026. A confirmação foi feita durante agenda em Feira de Santana, esta semana, quando o ex-governador da Bahia pediu "compreensão" da imprensa para evitar tratar de eleições antes do prazo legal de desincompatibilização, em março do próximo ano.
"Já coloquei meu nome à disposição por uma vaga no Senado e não pretendo ficar falando de eleição até o ano que vem. Espero que vocês compreendam. Vou voltar a falar de eleição em março, quando chegar o prazo que tenho que sair do governo", disse Rui.
Nos bastidores, a saída de Rui consolida seu desejo antigo de ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. A articulação inclui a formação de uma chapa majoritária "puro-sangue" do PT, com Rui e os postulantes à reeleição Jaques Wagner (Senado) e Jerônimo Rodrigues (governo), com a exclusão por ora da pretensão do senador Angelo Coronel (PSD), que tenta preservar seu mandato por mais oito anos.
"Volto a falar disso lá no final de março, início de abril. Até lá, vamos trabalhar. Estou focado no volume grande de trabalho que tenho na Casa Civil", desconversou Rui.
Na quarta-feira (23), o governador Jerônimo confirmou, em entrevista à Rádio Sociedade, que as conversas sobre a chapa ao Senado estão em curso, mas que as definições só virão em 2026.